A água é o principal constituinte do organismo e é essencial à vida.
Num ser humano adulto, o total de água corporal é de 52 a 66% do peso do corpo, dependendo de vários factores, como idade, sexo e quantidade de gordura corporal. Por exemplo, um homem médio de 70 kg e 45 anos contém cerca de 42 litros (60%) de água no organismo.
As principais funções da água no organismo são:
- Transporte de nutrientes para as células;
- Excreção de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias de que o corpo não necessita;
- Solvente, como meio onde se dão todas as reacções;
- Regulação da temperatura corporal, ou seja, quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de libertar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido;
- Participação em reacções enzimáticas, que facilitam nomeadamente a digestão.
Uma desidratação continuada, ainda que ligeira, pode ter efeitos a longo prazo na saúde, nomeadamente a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.
Pela sua vital importância, a água passou a ser representada na nova Roda dos Alimentos. Está localizada ao centro, uma vez que é essencial e faz parte de quase todos os alimentos e de todas as bebidas.