A sustentabilidade ambiental é hoje mais do que uma opção, é parte de um modelo de desenvolvimento consciente dos impactos de uma actividade económica que interioriza a necessidade de assegurar a eco-eficiência do processo produtivo e da actividade desenvolvida.
Neste âmbito, a gestão ambiental e a promoção da sustentabilidade passaram a ser preocupação diária das empresas que, adoptando indicadores de desempenho ambiental, procuram medir a influência das respectivas actividades no meio ambiente e tomar iniciativas que levem à melhoria dos indicadores.
São vários os indicadores de desempenho ambiental que se aplicam à indústria de bebidas, como os consumos de água e energia, a emissão de gases com efeito de estufa, o consumo de matérias-primas, água quantidade e as características dos efluentes, os resíduos, o ruído, os subprodutos.
Em termos gerais do sector podemos identificar os seguintes objectivos transversais:
- Promover um uso sustentável da água;
- Promover a utilização racional da energia;
- Melhorar a gestão de resíduos;
- Promover a eco-eficiência das embalagens.