Dados referentes ao Mercado Europeu
Nos últimos 20 anos, a UNESDA, que integra a PROBEB a nível europeu, tem sido pioneira na proatividade e compromisso de redução de açúcar nas bebidas, redução de tamanho de embalagens, na prática responsável de não promover campanhas de marketing e publicidade a crianças abaixo dos 13 anos e também nas políticas nas escolas de não venda dos produtos das empresas que representa e na disponibilização de muita informação nutricional ao consumidor para ajudar as políticas públicas de saúde.
Com estas políticas de responsabilidade social, o setor conseguiu:
• Redução global de 33% de açucares não adicionados às bebidas produzidas pelas empresas associadas da UNESDA
• Disponibilização de informação calórica na embalagem desde 2008 para ajudar escolhas informadas do consumidor
• Ausência de anúncios dirigidos a crianças desde 2006, desde 2011 sem publicidade nas redes sociais e nos sites das empresas e desde 2022 sem publicidade a crianças menores de 13 anos em todos os meios de comunicação
• Auto-restrição de venda de produtos nas escolas primárias e disponibilização apenas bebidas com baixas ou nenhumas calorias nas escolas secundárias
• Investir em promoção de bebidas com redução ou nenhum açúcar para encorajar escolhas do consumidor por produtos com baixas ou nenhuma caloria
• Aumentar o número de embalagens mais pequenas para facilitar a moderação de consumo
Inovação na Reformulação de Produtos
O sector das bebidas refrescantes não alcoólicas tem-se mostrado como um dos mais dinâmicos da indústria alimentar. A inovação, a reformulação e o lançamento de novos produtos são frequentes neste sector caracterizado pela variedade e diversidade de bebidas.
O sector que a PROBEB representa é pioneiro na redução média do açúcar nas bebidas e a implementar políticas eficazes nas escolas e praticas responsáveis de marketing.
A PROBEB está empenhada em criar escolhas de bebidas mais saudáveis e já fez progressos significativos para reduzir o açúcar nos seus refrigerantes e para oferecer embalagens mais pequenas para permitir padrões de consumo moderados.
Os esforços de redução do açúcar feitos pelo sector a nível europeu incluem uma nova meta de reduzir a média de açúcares adicionados em refrigerantes em mais 10% de 2019-2025 em toda a UE-27 e no Reino Unido. Isto representa uma redução global de 33% nos açúcares médios adicionados nas últimas duas décadas, com base em marcos de redução de açúcar passados que a indústria alcançou de 2015 a 2019 (redução de 14,6% em média) e de 2000 a 2015 (redução de 13,3% em média) em toda a Europa.
Proatividade e determinação do setor
A PROBEB, através da UNESDA, representa um sector que apoia plenamente o objetivo da UE de criar um sistema alimentar mais saudável e mais sustentável na Europa. O sector está a fazer a sua parte e continuará a impulsionar mudanças positivas. O sector acredita que a acção colectiva de toda a indústria alimentar e de bebidas é fundamental para alcançar resultados de saúde mais vastos.