Economia e Competitividade

O sector da indústria de bebidas refrescantes não alcoólicas oferece ao consumidor um vasto portefólio de bebidas à base de sumos de frutos ou à base de extratos vegetais - como as colas, as bebidas de chá ou as lima-limão - até às tónicas, bebidas para desportistas, bebidas funcionais ou águas aromatizadas, entre muitas outras categorias.

Trata-se de um setor económico com relevância a nível nacional e internacional. Para além de diversos indicadores quantificáveis, esta indústria contribui, a montante e a jusante, para a alavancagem de muitos outros setores de atividade.

A fileira dos produtos agroalimentares é vasta e complexa. A indústria de bebidas refrescantes não alcoólicas - incluída na subclasse “refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas”, de acordo com a classificação portuguesa da atividade económica - ocupa uma posição intermédia na referida fileira.

Por um lado, está dependente do mercado internacional de matérias-primas para a produção, sendo fortemente impactada pela oscilação dos preços dos produtos necessários para a produção das bebidas. Por outro lado, as especificidades do setor da distribuição são também uma condicionante do setor das bebidas refrescantes não alcoólicas.

Acrescem ainda outros fatores que têm forte influência nesta atividade. É o caso disso, entre outros exemplos, a desmesurada carga fiscal a que os produtos estão sujeitos ou os elevados custos da energia.

É neste enquadramento competitivo, com ameaças fortes, que se movem os agentes económicos do setor. A PROBEB assume, também nesta área da economia e competitividade, um papel de defesa das empresas suas associadas e de representação dos seus interesses coletivos.

A atuação neste domínio visa o reforço da competitividade e a valorização de um setor que gera emprego, produz riqueza para as economias e gera capacidade de investimento e desenvolvimento de produtos inovadores. Importará garantir a definição e implementação de políticas que, atendendo às condicionantes desta atividade económica, contribuam para que esta indústria seja viável e cumpra o seu objetivo: proporcionar bebidas refrescantes não alcoólicas de qualidade e que sejam uma presença marcante, pela positiva, na vida dos consumidores.