Setor e propósito
O sector da indústria de bebidas refrescantes não alcoólicas abrange a produção, a comercialização e a distribuição de um vasto conjunto de produtos alimentares, que vão desde as bebidas à base de sumos de frutos ou à base de extratos vegetais (como as colas, as bebidas de chá ou as lima-limão) até às tónicas, bebidas para desportistas, bebidas funcionais ou águas aromatizadas, entre muitas outras categorias.
É uma atividade que detém uma importância económica que ultrapassa em muito os limites da sua atividade visível, com um efeito multiplicador que se reflete em muitas outras atividades, a montante e a jusante.
A indústria ocupa uma posição intermédia na fileira, sujeita a uma grande dependência do comércio internacional das matérias-primas e a uma enorme pressão por parte de empresas de distribuição muito concentradas.
Em termos da atividade económica, este subsector da indústria agroalimentar, está incluído na subclasse refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas, da nova classificação portuguesa da atividade económica.
O sector das bebidas refrescantes não alcoólicas tem-se mostrado como um dos mais dinâmicos da indústria alimentar. A inovação, a reformulação e o lançamento de novos produtos são frequentes neste sector caracterizado pela variedade e diversidade de bebidas.
O sector tem boa presença de empresas nacionais, que contam no seu portfolio com marcas nacionais de forte implantação e notoriedade, coexistindo com marcas internacionais produzidas e comercializadas sob licença em Portugal. Gera uma importante contribuição para a economia do país e para o emprego. Cerca de 85% das marcas de fabricante são produção nacional.
A PROBEB tem como missão a promoção e a defesa do desenvolvimento sustentável do sector das bebidas refrescantes não alcoólicas e a construção de relações estruturadas com parceiros relevantes.
Nesse âmbito a PROBEB tem como objetivos principais:
• Dar voz aos interesses económicos, sociais e morais do sector;
• Assegurar relações institucionais duradouras e sistemáticas com os parceiros relevantes;
• Difundir a partilha de informação relevante e credível;
• Afirmar a dimensão e a importância do sector e a responsabilidade com que atua.
Assumindo uma cultura de responsabilidade, a atividade da PROBEB desenvolve-se em diferentes áreas, em particular:
Participar no debate de questões fundamentais no âmbito do sector, designadamente, junto de parceiros, especialistas, investigadores e comunidade científica, identificando questões emergentes e propondo soluções e posições comuns para a indústria.
Contribuir para a definição, elaboração e correta aplicação de políticas relacionadas com a atividade industrial e comercial do sector.
Assegurar as diligências e os contactos com as autoridades públicas de tutela, com o movimento associativo nacional e com associações congéneres europeias.
Estabelecer um relacionamento estruturado e sistemático com as autoridades, profissionais de saúde e de educação e líderes de opinião, para uma partilha de informação relevante e credível.
Disponibilizar informação permanente e atualizada relacionada com legislação, estatísticas, evolução do sector e do mercado. Divulgar dados científicos e sociológicos sobre hábitos de consumo e estilos de vida com interesse para os diferentes públicos.
Constituir-se como interlocutora privilegiada da comunidade científica, instituições afins, órgãos de comunicação social e público em geral.
Promover o compromisso de assegurar elevados padrões de qualidade na indústria e boas práticas de responsabilidade social, contribuindo ativamente para um crescimento sustentável deste sector.