Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da PROBEB. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais

Comunicados e Notícias

Pesquisar
1 2  » 
Desafio Aplausos na Janela
26/03/2020

Hoje, quinta-feira, 26 de Março, às 22h00, desafiamos os Portugueses a juntarem-se a nós no agradecimento a todos os trabalhadores do sector agrícola, da indústria alimentar e das bebidas, das lojas e das empresas de transporte, que continuam a dar o melhor de si para garantirem a disponibilidade da alimentação humana e animal.

»
Devolução de garrafas de bebidas em plástico vale prémios
13/03/2020

Este projeto-piloto é gerido por um consórcio composto pela Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

As regras de utilização e funcionamento são bastante simples. Os cidadãos depositam nas máquinas as garrafas de bebidas em plástico, do tipo PET, não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, e recebem um talão no valor total correspondente às garrafas devolvidas, de dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros.

Estes talões podem ser utilizados em compras, de valor igual ou superior, na loja ou insígnia onde as garrafas foram entregues. O valor recebido também pode ser doado a uma instituição de solidariedade social, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

Com o plástico recolhido serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

A localização das 23 máquinas de recolha de garrafas bebidas em plástico pode ser consultada no site https://dovelhosefaznovo.pt/

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, através do aviso n.º 12599/2019, de 23 de julho, financia a 100% este projeto piloto, num montante de 1 665 000 euros. Este é um projeto muito importante para preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.

»
PROBEB adere ao Pacto Português para os Plásticos
05/02/2020

Promovida pela Associação Smart Waste Portugal, realizou-se ontem, dia 4 de Fevereiro, a cerimónia de lançamento do Pacto Português para os Plásticos, a que a PROBEB aderiu como membro institucional

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Acção Climática; Ministério da Economia e Transição Digital; e Ministério do Mar, e é parte da Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

»
PROBEB, Águas Minerais e de Nascente de Portugal e APED avançam com Projecto-piloto para devolução de embalagens de bebidas em plástico
24/01/2020

O contrato de financiamento para desenvolvimento do projeto-piloto para a devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis foi hoje, dia 24 de janeiro, assinado entre o Fundo Ambiental e o consórcio, composto pelas associações Águas Minerais e de Nascente de PortugalAssociação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

A candidatura do consórcio que reúne estas três entidades havia sido aprovada pelo Fundo Ambiental a 14 de outubro em 2019, com nota muito positiva. Nessa mesma data, o consórcio pôs em marcha os processos necessários à operacionalização do projeto-piloto, dentro dos prazos estabelecidos. A assinatura do contrato permitirá, agora, avançar com próximos passos para que a implementação do sistema aconteça ainda no primeiro trimestre de 2020.

O sistema de incentivo visa premiar o consumidor pela devolução e garantir o encaminhamento das garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis para reciclagem e a produção de reciclado de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados. Trata-se de um projeto muito importante para preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, que deverá suceder ao sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.

»
COMPROMISSO DE REFORMULAÇÃO PROBEB
03/05/2019

A PROBEB  assinou ontem, dia 2 de Maio, com a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), na presença da Ministra da Saúde,  o compromisso sectorial de reformulação, no contexto alargado de colaboração entre a FIPA, a Direcção de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ao qual se associa também a Nielsen.

No âmbito do Compromisso, a PROBEB e a APED comprometem-se com a redução de 10 % em média ponderada, do teor de açúcar, na categoria de bebidas refrigerantes, até 2022.

Download:
Compromisso sectorial  da PROBEB  e da APED
Protocolo de Colaboração no âmbito da promoção da reformulação
Protocolo de Colaboração no âmbito da monitorização da reformulação
Infografia que resume as categorias que integram os acordos alcançados

»
1 2  » 
Filme do velho se faz novo - filme 1
Filme do velho se faz novo - filme 2
DO VELHO SE FAZ NOVO - how
DO VELHO SE FAZ NOVO - SITE
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade
Desenvolvido por Netmais