Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da PROBEB. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais

Comunicados e Notícias

Pesquisar
1 2  » 
Águas Minerais e de Nascente de Portugal, APED e PROBEB avançam com Projecto-piloto para devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis  | Contrato com Fundo Ambiental foi assinado hoje
24/01/2020

O contrato de financiamento para desenvolvimento do projeto-piloto para a devolução de embalagens de bebidas em plástico não reutilizáveis foi hoje, dia 24 de janeiro, assinado entre o Fundo Ambiental e o consórcio, composto pelas associações Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

A candidatura do consórcio que reúne estas três entidades havia sido aprovada pelo Fundo Ambiental a 14 de outubro em 2019, com nota muito positiva. Nessa mesma data, o consórcio pôs em marcha os processos necessários à operacionalização do projeto-piloto, dentro dos prazos estabelecidos. A assinatura do contrato permitirá, agora, avançar com próximos passos para que a implementação do sistema aconteça ainda no primeiro trimestre de 2020.

O sistema de incentivo visa premiar o consumidor pela devolução e garantir o encaminhamento das garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis para reciclagem e a produção de reciclado de elevada qualidade, compatível com os requisitos necessários para a incorporação na produção de novas garrafas de bebidas, promovendo a maximização da circularidade dos materiais recuperados. Trata-se de um projeto muito importante para preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio, que deverá suceder ao sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.

»
COMPROMISSO DE REFORMULAÇÃO PROBEB
03/05/2019

A PROBEB  assinou ontem, dia 2 de Maio, com a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), na presença da Ministra da Saúde,  o compromisso sectorial de reformulação, no contexto alargado de colaboração entre a FIPA, a Direcção de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ao qual se associa também a Nielsen.

No âmbito do Compromisso, a PROBEB e a APED comprometem-se com a redução de 10 % em média ponderada, do teor de açúcar, na categoria de bebidas refrigerantes, até 2022.

Download:
Compromisso sectorial  da PROBEB  e da APED
Protocolo de Colaboração no âmbito da promoção da reformulação
Protocolo de Colaboração no âmbito da monitorização da reformulação
Infografia que resume as categorias que integram os acordos alcançados

»
Protocolo de Colaboração Institucional entre a PROBEB e o Ministério do Ambiente
15/06/2018

A PROBEB celebrou com o Ministério do Ambiente um Protocolo de Colaboração Institucional no âmbito do processo de transição para a economia circular.

A assinatura teve lugar na Conferência “Repensar os plásticos na transição para uma Economia Circular”, realizada no dia 7 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, que contou com a presença do Ministro do Ambiente, do Secretário de Estado do Ambiente e do Secretário de Estado Adjunto do Comércio, de representantes da Comissão Europeia, bem como, dos sectores económicos, da sociedade civil e da comunidade científica.

»
CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE - DISTINÇÃO À PROBEB
09/04/2018

Em cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, realizada no passado dia 7 de Abril, o Ministério da saúde concedeu à PROBEB - Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas a distinção de mérito do Ministério da Saúde, por serviços únicos e exemplares prestados ao SNS e ao país, no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença.

Na distinção de Mérito atribuída o Ministério da Saúde assinalou o seguinte:

“Assumindo uma postura de grande lealdade institucional, tem colaborado como Ministério da Saúde na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

Na sequencia da introdução, em 2017, de uma taxa sobre as bebidas açucaradas, o setor reagiu de forma muito positiva, assumindo esta medida enquanto oportunidade e impulso à inovação e reformulação da sua gama de produtos.

Graças a este impulso, os portugueses consumiram, em 2017, menos 5.600 toneladas de açúcar do que no período homólogo anterior, com um impacto muito importante sobre a sua saúde.

O passo dado pelas empresas de refrigerantes demonstrou a capacidade que a indústria tem de inovar e criar novos produtos mais saudáveis e servirá de exemplo para as demais indústrias do setor agroalimentar.”

»
Distinção de Mérito do Ministério da Saúde atribuído à PROBEB
03/04/2018
Por decisão do Sr. Ministro da Saúde a PROBEB irá receber distinção de mérito do Ministério da Saúde, que se destina a galardoar pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado serviços relevantes à saúde pública na óptica da promoção da saúde, da prevenção da doença e de apoio à concretização das políticas de saúde.

A distinção será entregue na cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que decorrerá no próximo dia 7 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. »
1 2  » 
FACTOS E MITOS
Hidratação
INDICADORES AMBIENTAIS
O SECTOR
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa
Tel: +351 217940574/75 Fax: +351 217938233 Email: geral@probeb.pt

© PROBEB. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade
Desenvolvido por Netmais